quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Resenha #41: Garoto Encontra Garoto (David Levithan)

O amor pode acabar com qualquer barreira
Ficha Técnica:

Autor: David Levithan

Editora: Galera

Páginas: 240

Ano: 2014

Sinopse: Paul leva uma vida corriqueira, seu grupo de amigos não poderia ser o mais variado, e sua escola, a mais diferente de todas. Os problemas parecem nunca abalar o menino, até o dia em que Paul conhece Noah.
Pela primeira vez em tempo, Noah parece o cara ideal para Paul, mas o seu relacionamento pode ser interferido pelo novo namoro de sua amiga, a volta de um ex e os problemas cada vez mais constante nada cada de seu melhor amigo.
As chances de reatar seu romance com Noah está em jogo, e as probabilidades não estão a favor de Paul.

Mais um dos livros de David Levithan que aborda o assunto de homossexualismo, dessa vez, usando momentos leves e engraçados, mostrando uma outra face do estilo do autor. Sendo o terceiro livro que veio junto com o box, senti-me dentro de um filme de comédia romântica lendo Garoto Encontra Garoto.
A história começa sem muito a oferecer ao leitores, tendo um começo clichê como qualquer romance de colegial, com um garoto encontrando um garoto. Em todo o livro, o autor explora muito a parte cômica das personagens, engatando falas engraçadas, sem deixar de lado a forma profunda de abordar um tema.
Paul possui uma vida bem simples, entrando, tudo parece começar a ruir no momento em que seu relacionamento com Noah dá errado. Partindo desse ponto, a história tem muito potencial, mas acabou sendo pouco explorada pelo autor em muitos sentidos. Todo os "problemas" de Paul foram resolvidos com muita facilidade, deixando o leitor com um certo vazio.
O relacionamento com Noah foi a parte mais sem sal da narrativa, com um começo confuso e um final mais do que imaginado. A história de Joni, a melhor amiga de Paul, também foi um tanto decepcionante, pois por ser um relacionamento pra lá de turbulento, David Levithan poderia ter explorado muito mais, e acabou transformando uma personagem maravilhosa e uma mera secundária. Não consigo citar muito bem minha opinião sobre Noah, pois ele pouco apareceu, mesmo sendo um dos principais.
Entretanto, muitas histórias valem ressalto, como a de Infinite Darlene, um jogador de rugbi e rainha do baile que é uma drag queen.
Darlene é uma personagem sensacional, e eu leria com prazer um livro inteiro só dessa personagem, pois além de ser muito engraçada, David Levithan explora nela a aceitação das pessoas como são, mudanças e o significado de perfeição.
Outra personagem que vale a pena cada página é o garoto chamado Tony, que possui problemas com a família por causa de sua sexualidade, mas encontra nos amigos a força para superar tudo, o que é algo que toca os autores, e ele com toda certeza tornou-se um dos meus personagens favoritos dessa história.
Tirando todo o problema com o enredo um tanto mal trabalhado, David Levithan vai mais fundo nesse livro com o questionamento sobre a perfeição dos dias atuais, e faz com que pensemos muito. Muito característico dos livros desse autor!
Senti uma pequena proximidade com a narrativa do autor John Green quando o assunto são as partes engraçadas, entretanto, ainda assim deixou um pouco a desejar. Acredito que nos próximos livros do autor, essa característica estará melhor trabalhada.
Para passar as horas e rir muito (além de acabar com muitas coisas na cabeça), Garoto Encontra Garoto é um livro maravilhoso, com um enredo irreverente e dinâmico.

Garoto Encontra Garoto terminará essa resenha com 4 estrelinhas!

2 comentários:

  1. Eu adoro esse livro! E acho que história ganha exatamente pelo ponto que vc apontou como negativo. Ela é leve e até previsível, e por isso é super agradável de ler. É uma excelente opção na minha opinião depois de se um livro mais denso, uma história mais pesada... E ao mesmo tempo que tem essa leveza, ela passa várias mensagens legais e nos faz refletir sobre várias coisas...

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os livros do David são realmente muito bons, com muitas coisas para se pensar, além de enredos bem tocantes! Posso dizer que os livros deles me marcaram muito!
      Seu ponto de vista é bem válido, é um livro muito simples de se ler, e qualquer um consegue captar a mensagem por trás do enrendo, acho que apenas fiquei um pouco frustrada pois queria um pouco mais da história.
      Beijinhos!

      Excluir

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search