sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Resenha #21: A Vida em Tons de Cinza (Ruta Sepetys)

Uma guerra pode deixar marcas profundas em todo o mundo

 Ficha Técnica:

Autora: Ruta Sepetys

Editora: Arqueiro

Páginas: 240

Ano: 2011

Sinopse: O mundo está vendo uma guerra se desenrolar na Europa, e enquanto isso, Stalin dissemina seu poder pelos países da União Soviética. E é em um desses países que mora Lina, uma adolescente apaixonada por arte.
Em uma noite, sua mãe e irmão são levados junto com ela para fora do país, sem nenhuma informação do motivo ou até mesmo de onde estava seu pai.
Viajando longos dias em um vagão imundo de trem, Lina viu sua vida mudar quando o exército soviético os levou para a Sibéria, onde sua família foi obrigada a trabalhar em uma fazenda comunitária, sofrendo com o frio e a fome, além das humilhações e as constantes incertezas sobre a viva precária que agora Lina e sua família têm de aceitar.
Mas mesmo vivendo sobre a nuvem do stalinismo, Lina consegue achar em sua arte, uma forma de sobreviver.

Não é de agora que livros com temas voltados para  a Segunda Guerra Mundial chamam minha atenção, e já li muitos como: O Menino do Pijama Listrado, A Menina que Roubava Livros e até mesmo uma biografia do Hitler; entretanto, nunca encontrei um livro que expusesse de forma tão clara o que o mundo viveu nas mãos de Stalin e seu socialismo controlador.
Não sabia o que esperar do livro quando o peguei emprestado, e confesso que nas primeiras páginas demorei um pouco para entender o que estava acontecendo, afinal, nunca estudei na escola que o regime de Stalin havia criado seus próprios campos de concentração.
No começo foi um choque quando eu percebi as desumanidades, entretanto, quando Lina chega até a estação onde os levarão para a Sibéria, comecei a ficar encantada com a narrativa.
O livro e contado sobre o ponto de vista de Lina, e muitas vezes há flashbacks que ao longo da narrativa ajudam para a explicação do enredo.
A história nos faz criar diversos sentimentos em um mesmo capítulo, e o livro nos mostra lições de humanidade, amor e esperança mesmo nas situações mais complicadas da vida das personagens, além de expor um fato histórico muito ignorado e escondido. Afinal, sempre ouvimos falar dos horrores feitos por Hitler na guerra, mas sabemos muito pouco sobre o que o lado dos vencedores tem de podre.
Além de um relato histórico emocionante, o livro tem uma narrativa que nos deixa querendo cada vez mais saber o que vai acontecer, principalmente quando Lina, sua mãe e seu irmão são mandandos embora da Sibéria para um novo campo de trabalho, e novas descobertas sobre o pai são reveladas, além de uma relação confusa de sua mãe com um militar soviético.
É impossível não se emocionar desde o começo até o fim, e acabamos nos envolvendo muito com Lina e o final acaba nos tocando de forma gigantesca.
O mais legal é que mesmo vivendo as grandes dificuldades, o livro ainda tem espaço para romances, e é com certeza um livro completo!

Para A Vida em Tons de Cinza vou da 5 Estrelinhas!!



0 comentários:

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search