sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Filme X Livro: O Doador de Memórias
Ficha Técnica do Filme: Duração: 1h 37min Ano de Lançamento: 2014 Gênero: Ficção Científica |
Cada cidadão tem sua vida designada pelos Guardiões. O amor não existe, ou as cores e nem o conhecimento do passada da humanidade.
Tudo é monótono, até o dia em que Jonas completa doze anos e é designada para a sua profissão, junto com os amigos. O garoto nada sabe sobe a tarefa que passará a vida exercendo, Recebedor de Memórias, mas todos em sua volta parecem guardar um segredo sobre a última recebedora.
Escolhido para receber todas as memórias proibidas, Jonas é treinado pelo doador para transformar-se no próximo Guardião. Seu trabalho é aconselhar os líderes, entretanto, à medida que Jonas descobre a verdade sobre o mundo e principalmente, sobre a sociedade que acreditava ser "perfeita", o desejo de fugir torna-se mais constante.
Os sentimentos até então reprimidos invadem o garoto, e ele possuí um desejo: liberar as memórias.
O livro "O Doador de Memórias" é uma distopia fantástica criada pela autora Lois Lowry, e é narrado pelo personagem principal Jonas, o qual nos mostra a verdade de se viver em uma sociedade controlada e sem memórias. Percebemos a vida monótona e alienada das pessoas, e os novos sentimentos do garoto no momento em que começa a receber as memórias. A realidade não se torna mais perfeita, e muitas cenas nos chocam, principalmente quando Jonas descobre o verdadeiro trabalho de seu pai.
O enredo é envolvente e nos mostra os problemas da alienação, além de envolver muita ação e aventura, afinal o livro se passa no futuro.
Ficha Técnica do Livro:Autora: Lois Lowry Editora: Arqueiro Páginas: 190 |
Jonas descobre o amor por sua melhor amiga tanto no livro quanto no filme, mas na versão para cinema o romance é mais explorado, com cenas envolventes. Como o livro é narrado em primeira pessoa, não temos uma ampla visão de tudo o que está acontecendo, entretanto o filme nos permite ver esse lado a mais, mostrando a história dos Guardiões , sendo a principal conselheira interpretada por Maryl Streep.
Um ponto interessante nas duas versões é a impossibilidade das pessoas em ver as cores, e a transformação de Jonas ao finalmente conseguir vê-las. O filme trabalha isso de forma fantástica, começando em preto e branco e recebendo cores ao longo do treinamento de Jonas. Confesso que o filme sem cores me incomodou um pouco, mas é algo que nos coloca dentro da história, como se fossemos observadores presentes no mundo de Jonas.
A tecnologia futurista e as cenas de ação são envolventes, mas o final é bem condizente com o livro, e ainda me deixou com um pequena dúvida sobre Jonas.
O final vago nos deixa intrigados, e nos permite criar milhares de possibilidades.
Imagino que o filme tenha sido um pouco melhor que o livro, por mostrar mais cenas e nos envolver mais, entretanto os dois são uma boa escolha para quem quer uma boa ficção científica.
O livro "O Doador de Memórias" possui continuação, sendo ela A Escolhida, e mesmo que não seja a história de Jonas, estou curiosa para ler.
Para finalizar esse Filme X Livro, vou deixar o trailer do filme juntamente com a nota!
Nota:
Marcadores:filmes
Assinar:
Postar comentários
(Atom)