sábado, 9 de maio de 2015

Resenha #5: A Revolução dos Bichos (George Orwell)

Uma crítica ao mito soviético que atravessou décadas!

 Ficha Técnica:

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 147

Ano: 2007

Os bichos da Granja do Solar, na Inglaterra, são explorados há muito tempo pelo fazendeiro Jone. Vivem trabalhando demais sem nenhum retorno satisfatório, mas nunca se rebelaram contra a exploração sofrida, até o momento em que o sr. Major, o porco mais velho da fazenda e o que todos respeitam, reúne os bichos para contar-lhes um sonho.
Em seu pensamento, todos os bichos da Granja seriam livres das explorações e passariam a serem donos de suas próprias vidas, expulsando da fazenda, os humanos que lucram dos animais sem nunca retribuir. Começar uma sociedade em que os seres de quatro patas seriam felizes e prósperos, com a promessa de nunca agirem como os homens (desde nunca usarem roupas até nunca ingerir bebidas alcoólicas).
Com o lema de "Quatro pernas bom, duas pernas ruim", o ideal revolucionário toma conta da Granja do Solar, e muito antes do que imaginavam, os bichos tomam a fazenda e expulsam o opressor Jones.
Felizes com a conquista, concordam em entregar aos porcos (os mais inteligentes) a função de organizar toda a nova sociedade, a qual a cada dia parece ser melhor aos bichos.
Entretanto, com o "poder" para Bola-de-Neve e Napoleão, a vida na Granja dos Bichos se torna questionável, pois em meio a mandados que favorecem cada vez mais os porcos, e o governo cada vez mais ditatorial dos porcos, os animais já não vêem mais diferenças na vida atual e a que tinham com Jones.
Agora, ser bicho não é mais sinônimo de orgulho, pois todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.

Li o livro emprestado de uma amiga e com a recomendação de minha professora, mas não tinha idéia do que estava para acontecer até que a história começasse.
A Revolução dos Bichos não é nem de longe uma fábula infantil, mas o final trás uma verdadeira lição de sociedade e vida. George Orwell critica os governos ditatoriais que governam o mundo no período mais tenso, a Segunda Guerra Mundial. O autor vive o mito soviético e mostra como a sociedade é explorada cruelmente por um governo opressor como o de Stalin.
Um ponto que me agradou no livro foi o fato de George Orwell fazer suas críticas de forma direta, sem medo, deixando a leitura fácil de se compreender em todos os momentos. Mesmo com o uso de animais nos lugares das pessoas, consegui facilmente distinguir Stalin como sendo o porco Napoleão, ou Trótsky como Bola-de-Neve e até mesmo toda a classe trabalhadora que tanto sofreu como o cavalo Sansão.
À medida que a história evolui, senti-me mais e mais revoltada com os abusos sofridos pelos animais da Granja do Solar, e essa é outra parte muito legal do livro! O fato de mesmo sendo uma história "antiga", não deixa de ser atual, afinal, o mundo ainda é cheio de pessoas que se sentem "mais iguais que outras" e por isso, impõe um poder opressor.
O mais surpreendente é a comparação feita na última frase, pois nos faz pensar até que ponto porcos e homens são diferentes.
Todos deveriam ler A Revolução dos Bichos, pois nos ensina uma boa lição de vida e política, além de ser uma leitura gostosa e fácil.


Um livro tão perfeito como não merece menos que 5 estrelinhas, então...


Fiquem ligados! A próxima resenha do EL será o livro DEPOIS DOS QUINZE, da Bruna Vieira.




4 comentários:

  1. Nossa Gabi, sua resenha ficou tão boa q deu até vontade de ler, desse jeito vou ficar pobre kkkkkkkk estou ansiosa para a próxima resenha, espero q saia logo ;) bjs da Anna

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha Gabi!
    Li A Revolução dos Bichos, por recomendação do meu professor de história. Realmente esse livro é uma perfeição, na minha opinião todo mundo deveria ler ele.
    Esse post merece dez estrelas, pela excelente resenha, e por ser um livro tão bom quanto esse.
    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jen! Minha profa de redação recomendou mas nem dei muito para o livro! Que bom que continuei lendo porque é realmente pft!!

      Excluir

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search