quinta-feira, 14 de maio de 2015

Resenha #6: De Volta aos Quinze (Bruna Vieira)

Uma chance de mudar o passado pode fazer a diferença
Ficha Técnica: 

Autora: Bruna Vieira

Editora: Gutenberg

Páginas:224

Ano: 2013

O que você faria se sua vida estivesse de ponta cabeça? O seu trabalho não é de longe o que queria, sua família parece um monstro de sete cabeças e o tempo parece não deixar mais você mudar sua história.
É assim a vida de Anita, uma garota mineira de trinta anos que está presa a uma rotina sem graça na grande cidade de São Paulo. Sem quase nenhum amigo e um relacionamento conturbado com a família, tudo começa a piorar quando Anita vai ao casamento da irmã, a qual não se dá bem desde a adolescência, e encontra velhos parentes que parecem estarem prontos para mostrar como a vida da garota é ruim.
Em meio a brigas com o marido da prima e confusões na festa, Anita descobre que seu melhor amigo, Henrique, o qual mora em Paris está de volta, e pretende passar alguns dias com a garota.
Entretanto, a descoberta de seu antigo blog, transforma a vida de Anita radicalmente.
Ao acessar sua antiga página, criada para postagens de pequenos desabafos de uma adolescente de quinze anos, Anita é jogada para o passado, e se vê revivendo as antigas experiências de quando era menina. Ali estava sua chance de mudar o passado e refazer sua vida, mas todas as vezes que volta ao presente, percebe que mudanças drásticas aconteceram, algumas boas e algumas ruins.
Decidida a nunca mais interferir no passado, Anita se dedica a aproveitar a visita do amigo, infelizmente ele parece decidido a passar seus dias com outra pessoa.
Confusa com seus sentimentos, Anita busca no blog a chance de refazer o relacionamento com o amigo, mas ao voltar, descobre que as consequências foram sérias e agora, precisa correr contra o tempo para refazer seu coração.

De volta aos Quinze é o primeiro livro que leio da Bruna Vieira, e confesso que fiquei um pouco apreensiva com a história por medo de não gostar. Sabendo da fama da blogueira, mergulhei na leitura e me surpreendi.
A história tem um toque "mítico" com todo o mistério de "viagem no tempo" por meio do blog e a leitura fácil que a autora cria nos prende rapidamente.
Uma coisa que me agradou no livro foi a diferença de personalidade entre Anita e Henrique, sendo ela toda esquentadinha e afobada, mesmo que um pouco solitária, e ele é calmo e carinhoso, sempre muito atencioso com a amiga (me apaixonei com ele!). O jeitinho dela faz com que o livro fique engraçado em vários momentos!
Entretanto, a personalidade de Anita me fez ficar irritada em alguns momentos, pois ela está sempre reclamando da vida sem nunca fazer nada, e interferindo na vida de alguns personagens sem saber se isso era o que eles queriam (atitudes de uma adolescente chata!). Achei Anita um tanto intrometida e dramática em certos pontos, o que me fez querer pular certas páginas.
Outro ponto negativo foi o fato do verdadeiro conflito do livro ter se tornado tão curto, pois no momento em que Anita descobre os sentimentos de Henrique (tarde demais) e tenta concertar voltando no passado, o livro já está no fim e a autora parece atropelar um pouco a história de Anita e Henrique (queria mais!). A história do "blog mágico" fica sem explicação até o fim e isso faz com que nos perguntamos: Como? Porque?
Como o livro possui continuação, De Volta aos Sonhos, espero que esses dois pontos sejam retomados, pois estou na expectativa para saber mais da história da menina do blog.

O livro tinha grandes chances de levar 5 estrelas, mas devido a esses detalhes, darei 3 estrelinhas, então...

0 comentários:

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search