terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Resenha #40: Dois Garotos se Beijando (David Levithan)

Toda vez que dois garotos se beijam, o mundo se abre um pouco mais. Seu mundo. O mundo que deixamos. O mundo que deixamos para vocês. Este é o poder de um beijo: ele não tem o poder de matar você. Mas tem o poder de trazer você à vida.
                                                                                                           - Pág.73

 Ficha Técnica:

Autor: David Levithan

Editora: Galera

Páginas: 224

Ano: 2015

Sinopse: Harry e Craig têm um desafio pela frente: quebrar o recorde mundo de beijo mais duradouro, um acontecimento que eles querem deixar marcado na história. Entretanto, em outras cidades, garotos homossexuais vivem momentos de dificuldade. Cooper sente-se sozinha em sua vida, e completa esse vazio em chats com homens desconhecidos, ao mesmo tempo em que Paul e Neil lutam para manter seu relacionamento baseado em um segredo.
Todos esses garotos vivem momentos conflituosos em suas vidas, entretanto, eles superarão os desafios com a ajuda do passado.

Esse livro é o segundo que compõe o box de David Levithan que comprei, e acabou se tornando uma coisa que eu não imaginava! Foi o primeiro contato que tive com a escrita do autor (sozinho) de seus textos que abordam assuntos de sexualidade, e acabei me surpreendendo.
Dois Garotos se Beijando narra a história de garotos homossexuais que sofrem impasses em suas vidas. As histórias dos meninos vão desde um simples problema com relacionamento até assuntos mais sérios como: preconceito, insegurança e medo. Mas acima de tudo, Dois Garotos se Beijando é um livro que ensina e mostra o mundo de um ângulo que ninguém imaginou.
A narração é revolucionária, pois os narradores são homossexuais que por vários motivos, já estão mortos. São homens que viveram no auge do surto de AIDS e que completam a história dos garotos da atualidade com muitas revelações e reflexões que mexem com o leitor.
A característica de escrita de David Levithan está mais forte nesse livro do que nos outros que li do autor, nos levando a abrir a mente para algo novo e nos levando a refletir tanto com as personagens da atualidade como os do passado.
Todas as histórias dos garotos são marcantes, tanto a de Harry e Craig, que após o fim do relacionamento, aceitam o desafio do beijo à favor do amigo Tariq, o qual sofreu violência de um grupo de garotos. A história de Craig é algo muito trabalhado em livros que abordam o tema de homossexualismo, pois no momento em que sua família descobre sua opção sexual, tudo muda para o garoto, e ele passa por novos sentimentos e escolhas.
 Peter e Neil possuem uma história bem simples, apenas um casal gay que passa todos os dias por dificuldades naturais; em minha opinião, a história dos dois foi a menos impressionante e a que menos marcou a narrativa como um todo, mas apesar de tudo foi muito gostosa de se acompanhar.
A que mais me marcou foi a história de Cooper, um garoto que tem problemas com sua vida, e passa dia e noite conversando com homens das mais variadas idades pela internet. A personagem se mostra cada vez mais complexa a medida que sua história é aprofundada pelos narradores. O vazio de sua vida parece nunca ser completo, e piora quando os pais descobrem seu segredo virtual. Sozinho e confuso, Cooper é levado a tomar escolhas que chocam os leitores. 
O livro é bem curtinho, é a narrativa sem capítulos, parece acelerar a leitura do livro, pois ela é dinâmica e nunca para. Divida em parágrafos, a história é bem leve, pois os narradores intercalam suas experiências com as histórias dos garotos.
Tenho Dois Garotos se Beijando como um livro que mudou minha forma de pensar sobre muitos assuntos, e é uma leitura que sempre me marcará.

Para finalizar essa resenha, Dois Garotos se Beijando receberá 5 estrelinhas!

0 comentários:

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search