quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
Resenha #38: Sangue Quente (Isaac Marion)
A morte não é final de uma história
Ficha Técnica:
Autor: Isaac Marion
Editora: Leya
Páginas: 252
Ano: 2011
Sinopse: Em um futuro em que quase toda a população do planeta tornou-se zumbi, a rotina de R, pode ser resumida em grunhidos e busca por comida, como qualquer Morto.
E ele seria um Morto qualquer se não fosse pelo consciência humana que ainda vive no jovem zumbi.
Em um dia de busca por alimento, R encontra Julie, uma das poucas pessoas vivas que ainda existe que ainda vive no mundo pós-apocalíptico. Na tentativa de salvar a vida da garota, R descobre que o que parecia acabado pode ser revertido, e uma cura para os Mortes parece finalmente existir.
Meu primeiro contato com o livro Sangue Quente foi por meio do filme Meu Namorado É Um Zumbi, adaptação da história original. Encantada pela história, comprei o livro na Black Friday e acabei sendo muito feliz na escolha.
O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de R, um zumbi que vive em um aeroporto, e possui uma peculiaridade que mais nenhum de sua espécie tem: ele possui uma enorme consciência humana.
É um tema muito bom, pois nunca li nenhum livro que explorasse esse tipo de enredo: zumbis!
Muitos imaginarão que o tema será meio chata e tedioso, como é explorado em muitos filmes que abordam o assunto, entretanto, há um lado filosófico dentro da história dos zumbis, pois, ninguém entende como a "infecção" começou, e por muito momento, a personagem mostra que na verdade, a próprio ser humana se destruiu até se tornarem zumbis.
A leitura é bem dinâmica e rápida, e o livro possui um enredo bem maduro, até mesmo em questão do romance explorado.
Com cara de Romeo e Julieta pós-apocalíptico, o casal R e Julie são completamente profundos, pois além dos dois mostrarem como as diferenças nem sempre são negativas, um acaba mudando o outro ao longo da narrativa, além de mudar a história do mundo, e trazer de volta algo que estava extinto: esperança.
Uma das coisas que mais chamou minha atenção na leitura é como o ex-namorado de Julie, Perry, acaba mudando completamente o caminho da narrativa, mostrando ao R como as coisas eram no passado, e ajudando-o ao longo da batalha contra os Ossusdos (zumbis do "mal"), e o seu final, é completamente tocante. Posso dizer que Perry tornou-se meu personagem favorito.
Algo que também é legal de citar, é como a editora fez um bom trabalho na aparência do livro, colocando um ilustração em cada começo de capítulo, com partes do corpo humano!
Para quem busca um romance arrebatador, acredito que não encontrará nesse livro, pois mesmo que o casal principal seja um tanto idealizado, com toda a história de mudar o mundo, as partes românticas são bem poucas, mas a aventura aparece em todo o livro, com algumas batalhas! Retomo também que o livro mostrará muitas partes para se pensar, além de flashbacks bem bacanas de Perry.
Para quem já viu o filme, ou pretende ver, posso dizer que a adaptação para cinema foi bem fiel ao livro, mudando uma coisa ou outra e focando um pouco mais no romance, mas ainda mostrando muitas partes de aventura. Uma coisa boa é que vendo o filme antes, eu consegui visualizar muitas cenas durando a leitura, o que achei interessante, entretanto, a versão para cinema não deu tanta importância para Perry como ele tem no livro, tornou-o apenas um ex-namorado chato, o que para mim foi o ponto fraco do filme.
Apesar de tudo, o livro é realmente muito gostoso de se ler (e até para pensar), e caso esteja interessado em apenas ver o filme, acredito que será igualmente divertido!
O livro Sangue Quente receberá 4 estrelinhas!
Marcadores:resenhas
Assinar:
Postar comentários
(Atom)