sábado, 21 de novembro de 2015

Resenha #27: A Escolhida (Lois Lowry)

A verdade pode mudar tudo o que se acredita

Ficha Técnica:

Autora: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

Páginas: 192

Ano: 2014

Sinopse: Depois da morte de sua mãe, Kira se vê sem rumo. As pessoas em sua volta a repudiam por ter nascido com uma deficiência na perna, e agora sem a única pessoa que a protegia, a menina corre riscos de todos os lados.
Felizmente, seu talento com o bordado chama a atenção dos Guardiões de seu vilarejo, e Kira recebe um grande desafio: refazer a roupado Cantor.
Enquanto a menina desenvolve suas habilidades com a costura, os mistérios de sua sociedade começam a se desvendaram.
Kira descobrirá que sua habilidades não são únicas, e que as aparências podem enganar a verdadeira face das pessoas.

Fiquei empolgada com a leitura de A Escolhida depois que terminei O Doador de Memórias, afinal, o mundo que a escritora criou no primeiro livro chamou muito minha atenção.
Infelizmente, o segundo livro de Lois Lowry não conseguiu me conquistar da mesma forma quanto o primeiro.
Uma coisa que me deixou muito frustrada foi o fato da história ser completamente desconexa de O Doador de Memórias. A narração parece ser feita em locais diferentes, em sociedades completamente diferentes e em nenhum momento os acontecimentos vividos por Jonas são citados.
Somos levados à uma nova sociedade futuristas com regras bem intrigantes, entretanto a narração é um tanto quanto acelerada, e por momento percebi que muitos detalhes foram deixados de lado.
Kira é um personagem que desde o começo nunca se encaixou em seu vilarejo por apresenta um problema na perna, e por essa parte percebemos que a autora explora um pouco do assunto de preconceitos, o que é um lado positivo para a leitura.
Algo que não mudou do primeiro para o segundo são os mistérios que os Guardiões escondem, e que se revelam ao longo da narrativa. Kira começa a descobrir que muitas coisas que ela acreditava não são realidade, e isso faz com que ela reflita sobre o mundo, fazendo-nos refletir junto com ela.
Seguindo o estilo de O Doador de Memórias, esse livro também possui um fim que nos deixa na expectativa por mais, como um grande mistério que ficou sem fim (o que é bem frustrante) e que nos faz pensar em milhares de hipóteses.
A Escolhida é perfeito para quem busca uma leitura rápida, pois a narrativa dinâmica e as poucas páginas deixam tudo bem rápido. E para quem se interessou pelo livro mas ainda não leu O Doador de Memória, não tem problema! Como disse, as duas histórias não se relacionam em momento algum, então a leitura não será prejudicada.
Mesmo assim o livro deixou um pouco a desejar, e não conseguiu me surpreender tanto como seu irmão de publicação.
Gostaria muito que as editoras brasileiras comprassem os direitos dos outros livro dessa série da Lois Lowry, pois o mundo que ela cria nos livros nos jogam para situação bem atuais, e nos faz pensar muito!

A Escolhida termina essa resenha com 3 estrelinhas!


0 comentários:

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search