quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Resenha #47: Mentirosos (E. Lockhart)

O silêncio é uma camada protetora sobre a dor

Ficha Técnica:

Autora: E. Lockhart

Editora: Seguinte

Páginas: 272

Ano: 2014

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica, feliz e sem defeitos, os quais passam as férias de verão na ilha particular. Tudo é perfeito, até a briga pela herança se tornar caótica, e começa a abalar a amizade dos Mentirosos.
Três primos e um forasteiro, esses adolescentes vivem aventuras de verão desde crianças, entretanto, aos quinze anos, um acontecimento muda toda a relação da família, e Cadence, a neta mais velha, tenta enfrentar seus traumas e descobrir a verdade sobre o "Verão dos Quinze".

Decidi ler esse livro depois de algumas críticas bem positivas que me motivaram. Mistério e drama não eram temas que eu gostava tanto de ler, entretanto, um livro como Mentirosos consegue mudar o gosto de qualquer leitor.
De início somos apresentados à família Sinclair, cuja vida foi sempre rodeada de riqueza e luxo, entretanto, ao longo da narrativa, descobrimos que a perfeição está longe de fazer parte do vocabulário dos Sinclair, e é Cadence (a neta mais velha), que leva os leitores para as férias de verão na ilha particular da família.
Tudo no começo de Mentirosos dá indícios de ser um história normal, em que a garota de uma família rica se apaixona por um garoto qualquer, entretanto, o enredo do livro vai muito além disso, e expõe aos leitores a forma como o dinheiro pode acabar com qualquer relação familiar, a inveja, a ganancia.
Cadence, Mirren, Johnny e Gat. Três primos e um garoto que não está nos padrões dos Sinclair, vivem aventuras na ilha, ao mesmo tempo em que desvendam aos leitores, a verdadeira face da família. O verdadeiro mistério começa quando Cadence sofre um acidente e perde as memórias sobre o verão dos quinze anos.
Na luta contra sua própria cabeça, a menina começa a procurar respostar para perguntas que ninguém parece capaz de responder. Ao lado de Cady, juntamos o quebra cabeça sobre os fatos do verão dos quinze anos, e começamos a descobrir a verdade por trás das brigas, dos olhares dos familiares, e principalmente, a manipulação do avô sobre a vida das filhas.
O enredo é trabalhado com perfeição, e traça uma linha de raciocínio que deixa o leitor incapaz de descobrir a verdade, forçando-nos a continuar a leitura. A narração é envolvente e cheio de mistérios, além de sempre incorporar críticas sociais usando como modelo os Sinclair.
As personagens são o contrário de tudo o que muitos livros mostram. Cadence, e os outros três Mentirosos são adolescentes comuns e nada idealizados, com defeitos e qualidades. Esse fato é o que deixa o livro muito próximo da realidade e muitas vezes nos identificamos. 
Além de todo o mistério que envolve o livro, também encontramos romances e cenas fofas com o casal Cadence e Gat, mas até mesmo a história de amor deles é cheia de problemas e críticas encobertas.
O final é chocante e pode deixar muitos emocionados, além de nos fazer questionar sobre o bem e o mal, além dos motivos que nos levam a fazer escolhas.
Mentirosos é um livro curto e muito fácil de se ler, dinâmico e envolvente, entretanto, resenhá-lo é uma tarefa difícil, pois muitos detalhes podem estragar o final, portanto, tudo o que digo é que é uma história que vale a pena e marcará muitos leitores.
Um coisa que também vale lembrar é a capa prateada e com imagens embaçadas, que é chamativa aos olhos e também é bem misteriosa.

Para finalizar a resenha, Mentirosos receberá 5 estrelinhas.

2 comentários:

  1. Oi flor, eu vi uma resenha em vídeo dele e não consegui entender nem metade do que você explicou aqui. Sua resenha está ótima. Parabéns. Vou com certeza comprar esse livro. Ele está no meu carrinho faz algum tempo mas nunca finalizo a compra rsrsrs
    Valeu pela dica!! Beijinhos!

    http://www.morgannacastro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!
      É muito bom saber que gostou mesmo da minha resenha, e que ele ajudou você a se decidir na compra de Mentirosos.
      Pode comprar sem pestanejar, pois é um livro maravilhoso!!
      Obrigada pelo comentário, beijos beijos

      Excluir

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search