terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Resenha #46: A Colina Escarlate (Nancy Holder)

Descobrir o que tememos é descobrir quem somos
          -Guillermo Del Toro

 Ficha Técnica:

Autora: Nancy Holder

Editora: Record

Páginas: 308

Ano: 2015

Sinopse: Edith tenta entender os acontecimentos de sua vida após o encontro com o fantasma da mãe, quando pequena.
O aviso da aparição leva a menina a começar um livro, entretanto, suas palavras não parecem mais o bastante para descrever o jovem baronete que surge em sua cidade.
Thomas parece o homem perfeito para Edith, saído de um romance inglês, mas os acontecimentos que cercam o casamento dos dois amantes podem revelar que as aparições da escritora são muito mais do que uma mente criativa.

Acho que é valido ressaltar, já no começo, que eu sou uma pessoa muito medrosa para filmes, livros ou qualquer coisa que tenha o gênero "Terror", e por quase pouco deixei de lado a leitura de A Colina Escarlate, mas enfrentei o medo e acabei descobrindo um mistério fabuloso.
A narrativa começa nos apresentando a sociedade americana dos séculos passados, com todos os vestidos pomposos, festas elegantes e muito dinheiro. No início da história, tudo parece um livro de Jane Austen, sem muita emoção e nada que cative o leitor, e já nessa parte, quis desistir da leitura, pois não gosto muito de enredos de época. Uma dica: Não pare a leitura aí.
A verdadeira história começa quando Thomas e Edith se mudam para a Inglaterra, após o casamento, e a garota conhece a Colina Escarlate, começando a viver todos os mistérios que aquele lugar esconde. Depois de anos, Edith volta a rever fantasmas, entretanto esse é um ponto no livro que vale muito a pena citar: muitas histórias de terror abordam os espíritos como sendo algo ruim, que sempre farão mal para a personagem principal, contudo, em A Colina Escarlate, os fantasmas são uma forma de ajudar Edith, quando na verdade, o verdadeiro mal está nos seres humanos, os quais mostram ganância e frieza durante o enredo.
O mistério que envolve Allerdale Hall é minucioso e muito detalhado, portanto é necessária uma leitura bem centrada, pois pequenos detalhes serão de grande importância no desfecho, pois tudo se monta como uma peça de quebra cabeça, como um verdeiro livro de mistério.
Para os que, assim como eu, tem muito medo do gênero terro, garanto que o livro tem muito pouco do que é taxado, sendo muito mais carregado de suspense e drama, mesmo trazendo os fantasmas para a história.
As personagens são muito bem trabalhadas, e ao entrar na cabeça de Lucille e Thomas vemos duas pessoas muito perturbadas e que revolucionam toda a narrativa da história, já Edith, como uma boa protagonista é um tanto lerda, e chega a dar raiva muitas vezes. Mais tudo isso é para envolver o leitor ainda mais no mistério.
Um enredo tão bem elaborado faz o leitor criar hipóteses e a leitura flui com facilidade, assim é A Colina Escarlate.
A narração ajuda muito na desenvoltura do mistério, pois viajamos entre a cabeça de Edith, Thomas, Lucille e todas as outras personagens que sempre têm algo novo para adicionar no quebra-cabeça que é a história. Um fato importante, é a curiosa personagem que se intitula como "coisa", pois para mim, é uma parte essencial de todo o livro, pois ela influencia em todas as cenas, personagens e sentimentos.
Para quem busca um clássico de terror, o livro tem cenas fortes e cheias de sangue com as lutas entre personagens, mas para quem procura um romance de tirar o fôlego, não vai encontrar, pois a paixão é explorada de uma forma mais sombria e nada idealizada.
Todo o mistério do livro o tornaram um dos meus favoritos, entretanto, o começo da história, sem muita ação e meio repetitivo não fez A Colina Escarlate ter cinco estrelas.

Para o final dessa resenha, A Colina Escarlate recebe 4 estrelinhas!


2 comentários:

  1. Gente, eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro/filme.
    Eu também sou muito medrosa com coisas de terror, mas acabo superando o medo por conta de alguns livros/filmes.
    Amei sua resenha. Me deixou bem curiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a leitura, também tive uma ideia bem diferente, mas o livro me surpreendeu! Agora, estou louca para ver o filme! Sei que vai ter algumas mudanças, mas espero que seja tão bom quanto.
      É muito difícil eu conseguir ver um filme de terror, mas esse me conquistou tanto que perdi o medo! USUAHSUHSAUHSA
      Obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou.

      Excluir

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search