sábado, 30 de janeiro de 2016

Resenha #49: A Última Cartar de Amor (Jojo Moyes)

Cartas podem ser muito mais do que um registro de época, mas um registro de amor

 Ficha Técnica:

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Páginas: 384

Ano: 2012

Sinopse: Ellie vive um relacionamento problemático, sempre ouvindo sermões e reclamações dos amigos sobre as escolhas do coração.
A jornalista acredita conhecer tudo sobre o sentimento, mas começa a se questionar sobre isso quando encontra cartas de amor datadas dos anos 60.
Jennifer enfrenta a rotina de viver um casamento em declínio, e depois de perder a memória em um acidente de carro, tudo o que ela tem do passado são cartas de seu amante, o qual Jenny não faz ideia de quem seja.
Duas mulheres de épocas diferentes, mas ligadas por um mesmo propósito: o amor.

Depois de entrar em contato com o livro Como Eu Era Antes de Você (amo!) de Jojo Moyes, interessei-me por outra leitura da autora, e com uma capa linda e uma sinopse digna de filme Hollywoodiano, A Última Carta de Amor foi o segundo livro de Moyes que decidi ler. Ainda estou tentando entender como um mesma autora pode escrever dois livros tão antagônicos.
De cara somos apresentados a uma jornalista de 30 anos: Ellie. A garota vive um relacionamento muito conturbado com um homem casado, contudo, sua vida se torna ainda mais confusa quando ela encontra cartas de amor de dois amantes.
Com dois pontos de vista na história, o de Ellie e o de Jennifer (junto com outros personagens da época dela), a história trás o amor além dos anos, abordando temas sobre traição, costumes de uma sociedade e o papel da mulher nela.
A Última Carta de Amor é muito mais do que um romance, mas sim uma forma de mostrar como o amor é sempre o mesmo sentimento, mesmo que tudo ao redor se transforme.
Jennifer é apresentada aos leitores como uma mulher de alta sociedade, que após um acidente de carro, tenta recuperar as memórias enquanto vive um casamento em declínio. Quando tudo parece de volta aos eixos, Jenny descobre segredos através de cartas de amor: ela tinha um amante.
A partir dessa problemática, vivemos com a mulher sua tentativa de reencontrar o amor e recordar do dia de seu acidente. O enredo que se passa durante a vida de Jennifer é um tanto confuso, com capítulos em que os acontecimento se passam depois do acidente, intercalados com os de antes do acidente, contudo, é bem complicado entender em qual dos momentos o capítulo se encontra, pois a autora não dá nenhuma marcação de tempo, e muitas vezes lia sem entender o que se passava.
É necessária uma leitura bem meticulosa da história, ou é capaz dos leitores se perderem assim como eu.
Somos apresentados à sociedade nobre dos anos 60, em que festas e charutos eram tudo o que as pessoas precisavam, e isso pode ser muito massante em alguns momento, pois a autora se demora demais narrando festas e eventos chatos.
O que realmente salva a parte de Jennifer da história é sua louca história de amor, que nos faz suspirar e é digno de palmas, pois além de ser envolvente e com muito mistério, tira o fôlego dos leitores e os prende à leitura.
As personagens do passado e do presente são bem parecidas, principalmente Jennifer e Ellie, duas mulheres que vivem problemas amorosos, e nenhuma delas é se encaixa no "padrão" de suas épocas, pois as duas têm problemas, fazem escolhas certas e erradas, mas acima de tudo procuram o amor.
De volta ao presente, Ellie corre contra o tempo para reunir o casal Jennifer e Anthony, depois de quarenta anos separados, e nessa corrida de reencontro, a jornalista abre os olhos para a própria relação.
A forma como os dois períodos de tempo conversam entre si é bem trabalhado, e mesmo sendo duas histórias diferentes, ainda assim se assemelham em muitos pontos, ensinando-nos a nunca cometer os mesmos erros quando o assunto é amor.
Com todos esses pontos positivos e que poderiam transformar o livro em algo maravilhoso, o final decepcionou, sendo completamente previsível e clichê; na metade do livro todos podemos concluir o que acontecerá no fim. É certo afirmar que o livro é 100% romance, entretanto possui muitos clichês e nada inovador, o que pode causar frustração (assim como causou a mim).
Li muitas críticas positivas sobre esse livro da autora, além de terem milhares de pequenas opiniões sobre a história nas primeiras páginas, mas posso dizer que A Última Carta de Amor foi um pequena decepção, e eu esperava muito mais da autora que me fez chorar com Como Eu Era Antes de Você.

Para finalizar a resenha, esse livro ganha 3 estrelinhas!

2 comentários:

  1. Oi! Tudo bem? Estou passando para avisar que o Blog Nuvem de Novembro indicou seu blog para o Prêmio Dardos! Espero que goste: http://nuvemdenovembro.blogspot.com.br/2016/04/selo-premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  2. Sempre fico com o pé atrás ao considerar ler Jojo Moyes porque todos os enredos me dão a impressão de que uma chuva de clichês está por vir... Lendo a sua resenha sinto que vou gostar mais de Como Eu Era Antes de Você. Bom trabalho!
    Visite nosso blog de livros, filmes e séries: http://jubadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search