terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Resenha #32: Vida e Morte (Stephenie Meyer)

Dois mundos opostos se unem pelo amor

 Ficha Técnica:

Autora: Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Páginas: 391

Ano: 2015

Sinopse: Quando Beau Swan se muda para a pacata e chuvosa cidade de Forks, nunca imaginou que viveria tamanha aventura. Tentando acostumar-se a viver com o pai, Charlie, e seguir a rotina da nova escola, Beau conhece a intrigante Edythe Cullen, parceira nas aulas de bilogia e cheia de segredos.
Algo liga Beau à garota diferente, revelando ao pálido garoto um mundo que pensava nunca existir.
Quanto mais forte a relação de Edythe e Beau torna-se mais perigoso se torna o convívio entre os dois, e eles descobrirão que o mundo dos vampiros pode não ser o lugar para um humano.

Depois de anos após o final da saga Crepúsculo, o lançamento da edição de 10 anos da história, foi uma surpresa para todos. A reinvenção da história de amor entre Edward e Bella foi no mínimo empolgante, além do fato da autora trocar (quase) todos os sexos das personagens que conhecemos e amamos.
No início do livro, tudo nos leva a recordar a mesma história de Crepúsculo, com as falas e citações exatamente idênticas, nos fazendo pensar por alguns segundos que Vida e Morte será apenas algo que já lemos, apenas com alguns artigos trocados.
Mas é ai que a autora nos surpreende.
Mesmo sendo os mesmo personagem, com sexos trocados, Beau e Edythe possuem em si personalidades próprias e completamente diferentes dos personagens originais. Esse fato torna a história diferente e única depois de certo ponto.
Beau é um menino desajeitado e fora do lugar, assim como Bella, muito inseguro, entretanto, ele possuí uma personalidade muito mais sarcástica que a sua versão feminina, e em muitos momentos nos faz rir. Achei que em alguns momento sua atitudes semelhante à Bella pareciam forçadas e estranhei por alguns momentos.
Edythe é com toda certeza a melhor personagem já criada por Stephenie Meyer. Ela está longe de ser Edward e sua versão de príncipe encantado. Ao contrario de sua versão masculina, a vampira é muito moleca e brincalhona, sempre sorrindo de forma sarcástica e lançando comentários engraçados. Ela tem muito de Edward, mas conseguiu "impor" sua personalidade no livro de forma contagiante.
Muitas das mudanças nos sexos dos personagens valorizaram a história, como Jules (versão feminina de Jacob), muito brincalhona e meio "moleque", mas algumas ficaram meio sem sentido para mim, como a versão masculina de Esme e Rosalie.
Acredito que estamos tão acostumados com os personagens originais, que as mudanças causaram certo "desconforto" aos antigos leitores, entretanto, nada muito drástico, mas sim positivo!
A narrativa, como sempre, é narrada pelo ponto de vista de Beau, é os momentos românticos do casal, juntamente com as aventuras sobrenaturais não deixaram de se apresentarem na história. As falas que amamos e os momentos de perder o fôlego ainda estão ali, mas sofreram certas modificações, o que torna a história maravilhosa.
A mudança no final, e a alteração de certas partes deixarão os leitores de boca aberta e muito surpresos. A autora parece nunca parar de nos surpreender. Entretanto, o final se torna algo com muitas pontas soltas, o que pode ser positivo e negativo. Negativamento, o final vago cria uma vontade pela continuação, mas também nos permite criar nossa própria continuação de Vida e Morte, da maneira como queremos.
Algo que chamou muita atenção foi a forma mais profunda com a qual a autora explorou as histórias dos vampiros e da família Cullen. As histórias do passado são emocionante e nos faz entender a escolhas feitas pelos personagens.
Em suma, a ideia de cria de Vida e Morte para mim foi ao mesmo tempo uma retomada da história amada pelos fãs, mas de certa forma, diferente e apaixonante.
Algo que talvez seja "negativo" é que Vida e Morte é uma versão "vira-vira", vindo junto com ele, Crepúsculo. Pode ser um incômodo pagar caro em metade de um livro que muitos já leram, mas para os novos leitores e para os que gostam de sempre reler, a versão "vira-vira" pode ser um bônus.

Vida e Morte receberá a nota de 5 estrelinhas!


0 comentários:

Quem é ela?


Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livros. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais, mas sempre está com a leitura em dia; comunicativa mas muito tímida para tal. Uma verdadeira incógnita.
Onde está o "x"?
Ele está na Gabriela

Encontre-me

Faça Parte!

Facebook

Instagram

Leituras Atuais

Search